ATM/DTM Dor Orofacial

     
   
         
         
 

-ATM- trata-se da abreviatura de Articulação Temporomandibular, articulação que acontece entre a mandíbula e o osso temporal. É diferente das outras articulações sinoviais(como o joelho,por ex.) pois o funcionamento de um lado depende completamente do outro lado. Além disso, o tecido que a recobre é diferente das demais, apropriado para o suporte de cargas intensas e contínuas. É constituída por ossos, ligamentos, nervos, vasos e um disco articular que permite seu correto conjunto de movimentos. É coordenada pelos músculos da mastigação, que são os músculos mais fortes do corpo humano. Esta envolvida em várias funções vitais, tais como fala, mastigação, deglutição, etc.
-DTM- disfunção temporomandibular é o termo usado para designar qualquer alteração de forma ou função das articulações temporomandibulares. Estas alterações podem acontecer dentro ou fora das articulações. Dentre as intra-articulares podemos citar os deslocamentos de disco, inflamações, luxação, fraturas, etc. Quanto as externas, disfunções e dor dos músculos da mastigação são as principais.

-DOR OROFACIAL- dor é um fenômeno sensorial individual, subjetivo e cuja sensação depende de experiências anteriores e da própria personalidade do  paciente. Dores na região da boca e da face apresentam-se de forma intensa e causam tanto sofrimento ao portador que compromete sua qualidade de vida. Dores de origem dentária, dores musculares, dores vasculares, neuralgias, etc. são tão complexas que merecem atenção tanto da Medicina quanto da Odontologia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s