Tratamento

TRATAMENTO      
         
  ATM/DTM
Para o tratamento das ATMs e dos músculos da mastigação, temos um verdadeiro arsenal de medidas, incluindo placas ou órteses intra-orais, medicamentos, fisioterapia, etc. Quanto as placas, podem ser estabilizadoras, reposicionadoras, parciais ou totais. Há placas para o tratamento emergencial e placas para o controle a longo prazo. Podem ser de vários materiais, mas o mais recomendável é o acrílico duro, por ser mais durável, resistente e permitir ajustes. Entretanto, é importante que seja confortável ao usar.
Os medicamentos podem ser utilizados em casos agudos, com a intenção de evitar a cronificação da dor, e devem ser suspensos assim que possível.
Os recursos de fisioterapia incluem Tens,Fes, Laser, calor, Ultrassom, etc.
O paciente deve estar consciente das causas de sua disfunção e colaborar   no sentido de eliminar hábitos nocivos como mascar chicletes, postura, etc.

DOR OROFACIAL
O tratamento vai depender da origem da dor. Tratamentos dentários, periodontais, etc. para as dores de origem dentária, encaminhamento para médicos como neurologistas, otorrinos, psiquiatras, etc. para dores crônicas, neuralgias, dores psicogênicas, controle do stress, etc. Alguns casos serão encaminhados para paramédicos, como fisioterapeutas. Atividade física sob supervisão de professores de educação física é uma ótima medida para o bem estar, recuperação e manutenção da saúde.
BRUXISMO

O bruxismo diurno pode ser reduzido com a autoconscientização, com recursos de biofeedback, medidas de controle do stress com atividade física, yoga, psicoterapia, etc.
O bruxismo do sono ainda não tem tratamento, mas medidas como utilização de placas intraorais, atitudes que melhorem a qualidade do sono, medicamentos como relaxantes musculares podem ajudar. Com as novas pesquisas neste campo, podemos afirmar que em um futuro breve teremos recursos para realmente controlarmos o bruxismo.  

RONCO APNÉIA

Após o diagnóstico, muitos casos podem ser beneficiados com a utilização de aparelhos para o tratamento do ronco, melhorando a qualidade de vida do paciente e de seus familiares. É um recurso que vale a pena ser tentado por ser reversível. Os aparelhos para ronco atuais são bastante confortáveis.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s