Fibromialgia

FIBROMIALGIA

Acredito que todos já ouviram falar desta síndrome, mas exatamente do que se trata?

A Síndrome Fibromiálgica é uma doença sistêmica, crônica, em que a paciente tem dores generalizadas, além de distúrbios do sono e do humor. Disse a paciente porque a fibromialgia atinge muito mais as mulheres, especialmente entre os 30 e 40 anos(há casos com mais e menos idade) . A proporção entre homens e mulheres pode chegar a ser de 10 para 1!! As dores são crônicas e atingem o corpo bilateralmente. São avaliados 18 pontos e, para um diagnóstico coreto, admite-se que sejam necessárias queixas em pelo menos 11. Além dos pontos doloridos, são comuns outras queixas como cólon irritável, cefaléia tipo tensão, depressão/ansiedade, distúrbios do sono, etc. O diagnóstico é clínico, pois não há ainda exames específicos para fibromialgia; mas eles podem ajudar no sentido de eliminar outras possíveis patologias.

O tratamento é multidisciplinar, mas a especialidade médica que costuma tratar estes pacientes é a reumatologia. Pode ser necessária também a atuação de psiquiatra/psicólogo, fisiatra, neurologista, fisioterapeuta, educador físico e dentista.

Cerca de 1/3 dos pacientes com fibromialgia queixam-se de dor orofacial, sendo bem comum a comorbidade com disfunções da ATM.

Ainda não se sabe exatamente suas causas, mas sabemos que há predisposição genética, como acontece com a maioria das síndromes crônicas.

Quanto ao controle(não há ainda cura), pode incluir medicamentos(nunca se automedique, pois as coisas podem piorar), fisioterapia, acupuntura e atividades físicas diárias e de baixa intensidade.  

 Acreditem: não é frescura nem fingimento.   O apoio, compreensão e carinho da família é fundamental!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s