Neuralgia do trigêmeo

Como já disse em outra postagem, a dor é uma experiência muito individual, mas, uma das dores reconhecida como uma das piores que o ser humano pode sofrer é a Neuralgia do Trigêmeo. Este nervo (na verdade um de cada lado) é considerado misto ( sensitivo e motor). Controla principalmente a sensibilidade da face (dentes, língua, pele, etc) e os músculos da mastigação.

Quinto par craniano, o trigêmeo é assim chamado por possuir 3 ramos: oftálmico, maxilar e mandibular.

A neuralgia trigeminal é um transtorno neuropático, que causa dor intensa, podendo acometer olhos, lábios, nariz, mandíbula e demais estruturas de seu trajeto. Um pouco mais comum em mulheres(3:2), tem maior prevalência na terceira idade, atingindo cerca de 4 pessoas em 100.000. Normalmente, ocorre somente em um dos lados.

A dor costuma ser descrita como em choque, de muita intensidade, que pode ser disparado por atos corriqueiros como fazer a barba ou escovar os dentes(alodinia). A dor costuma durar de alguns segundos até poucos minutos, mas há um sofrimento intenso e muitas vezes incapacitante.

Pode ser confundida com outras doenças, como cefaléias em salvas e outras, dor de dente, enxaqueca, sinusite, etc. Por isso, o diagnóstico, que é essencialmente clínico deve ser realizado por profissional especializado.

A maioria dos casos é causada por compressão do nervo por um vaso, mas também pode ser causada por infecção viral, trauma, tumores, etc.

Via de regra, o tratamento é medicamentoso, com boa resposta à Carbamazepina ou Difenilhidantoina(anticonvulsivantes). Analgésicos podem ser usados em conjunto.

Quando não há sucesso com o tratamento clínico, a indicação é cirúrgica. Há várias técnicas (microdescompressão, radiofreqüência e outras) com bons resultados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s