Anquilose da ATM

Chamamos de anquilose à fusão das superfícies de uma articulação. A anquilose da ATM pode ser classificada como intra ou extra articular(de acordo com a localização), óssea, fibrosa ou fibro-óssea( de acordo com o tecido envolvido), completa ou incompleta, mas sempre causa limitação da movimentação articular. Há ainda a classificação de Sawhney( tipo I a IV).

O diagnóstico é inicialmente clínico e confirmado por imagens. Na maioria dos casos afeta uma articulação, mas pode ocorrer bilateralmente.

As principais causas são trauma e infecções do ouvido. Mais raramente, por tumores na região.

 

Ref. da imagem: Casanova MS et AL- Uso de la TC en el diagnostico de la anquilose de la articulacion temporomandibular- Med. oral patol. oral cir.bucal (Internet) v.11 n.5 Madrid ago.-sep. 2006

 

 

Via de regra, o tratamento é cirúrgico. Há várias técnicas( artroplastia simples, artroplastia com interposição e até mesmo a reconstrução das articulações envolvidas por meio de próteses). A recidiva é bastante freqüente(cerca de 15% dos casos), sendo importante o acompanhamento clínico pós cirúrgico, incluindo exercícios e fisioterapia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s