Chamamos de anquilose à fusão das superfícies de uma articulação. A anquilose da ATM pode ser classificada como intra ou extra articular(de acordo com a localização), óssea, fibrosa ou fibro-óssea( de acordo com o tecido envolvido), completa ou incompleta, mas sempre causa limitação da movimentação articular. Há ainda a classificação de Sawhney( tipo I a IV).
O diagnóstico é inicialmente clínico e confirmado por imagens. Na maioria dos casos afeta uma articulação, mas pode ocorrer bilateralmente.
As principais causas são trauma e infecções do ouvido. Mais raramente, por tumores na região.
Ref. da imagem: Casanova MS et AL- Uso de la TC en el diagnostico de la anquilose de la articulacion temporomandibular- Med. oral patol. oral cir.bucal (Internet) v.11 n.5 Madrid ago.-sep. 2006
Via de regra, o tratamento é cirúrgico. Há várias técnicas( artroplastia simples, artroplastia com interposição e até mesmo a reconstrução das articulações envolvidas por meio de próteses). A recidiva é bastante freqüente(cerca de 15% dos casos), sendo importante o acompanhamento clínico pós cirúrgico, incluindo exercícios e fisioterapia.