Disfunção da ATM e cefaléias: qual a correlação?

Disfunções da ATM são muito comuns e causam vários sintomas, tais como dor na região do ouvido, ruídos, dificuldade para abrir a boca, travamentos, zumbidos, cansaço na face, vertigens, sensação de ouvido tapado etc. Também é bastante comum a queixa de dor de cabeça freqüente dentre os pacientes com DTM.

Mas afinal, qual a correlação da cefaléia e da DTM? E a enxaqueca?

O que sabemos é que dentre os  indivíduos que apresentam cefaléias primárias(quando a própria dor de cabeça é a doença), por ex. enxaqueca e cefaléia tipo tensão, é bastante comum também a ocorrência de DTM.

Assim, podemos dizer que a dor de cabeça está associada à DTM, principalmente as de origem muscular.

Por isso, os pacientes com cefaléia costumam melhorar muito quando tratam a DTM associada. Quanto à enxaqueca, tratar a DTM não cura, mas ajuda muito a diminuir a intensidade e a freqüência das crises.

Além disso, a dor de cabeça pode ser secundária à DTM, quando por ex.ocorre dor na região das têmporas, pela dor nos músculos ali presentes chamados músculos temporais.

Por isso, pacientes com dor de cabeça crônica, além é claro, de procurarem um neurologista especialista em cefaléias, devem ter seu sistema mastigatório bem examinado por um dentista especialista em DTM/ Dor Orofacial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s