Síndrome de ardência bucal

A SAB ( síndrome de ardência bucal), segundo a Classificação Internacional de Cefaléias, é caracterizada como ardência na mucosa bucal e/ou língua, sem causa dental ou médica específica, associada ou não a alterações gustativas e diminuição do fluxo salivar.

Mais comum em mulheres com mais de 50 anos, especialmente na fase pós menopausa, causa sofrimento intenso. É muito comum a ocorrência de alterações psicológicas como depressão e ansiedade. Entretanto, não se sabe exatamente o que causa a SAB; acredita-se que seja uma condição multifatorial, com envolvimento de fatores sistêmicos, locais e psicológicos. As últimas pesquisas estão direcionadas às alterações neurológicas.

O diagnóstico é feito após exame clínico criterioso, em que são eliminadas outras possíveis causas como próteses mal adaptadas, dentes quebrados lesionando a mucosa, uso de medicamentos e hábitos alimentares.

Quanto ao tratamento, até o momento é direcionado ao alívio dos sintomas .

6 comentários

  1. Eu tenho já à algum tempo +- 3 meses muita ardencia na minha lingua,que me impede de fazer uma higiene bucal correcta.Só consigo lavar os dentes,não consigo lavar a lingua com a escova,usar clotório para desinfectar a boca.Já contactei um dentista que não deu solução.Tenho 61 anos quem devo procurar??muito grata pela oportunidade.
    Eunice

    • Olá Eunice. Vc deve procurar um cirurgião dentista, especialista em DTM Dor Orofacial. Se estiver em S Paulo, terei prazer em ajudá-la. Se estiver em outro local, por favor, me informe que lhe indico alguém. Grato por participar.

  2. Minha mãe sofre da sindrome de ardencia bucal por pelo menos 3 anos.Ela tem 83 anos. Já procuramos varios medicos, dentistas e nada de solucionar ou aliviar o problema. Ela emagreceu muito, já que evita muitos alimentos, era muito ativa, mas agora passa a maior parte do tempo deitada, isolada por nao suportar o incomodo.Ela diz que só não sente a “queimação” quando está dormindo. Precisamos de uma indicação de um profissional que realmente conheça a doença, pois, até o momento só encontramos suposições e nada de tratamento eficiente. Resido em Brasília, se puderem indicar algum especialista por aqui, ficaremos gratos!.tania

  3. Olá minha mãe vem sofrendo dessa síndrome, ela tem 62 anos, sente uma sensação de queimação na língua, a ponta da língua fica bem vermelha como se tivesse queimado com alguma coisa muito quente, ela também sente sensação de formigamento na ponta da língua, e nos lábios na parte interna da boca e garganta. Ela tem refluxo gástrico, esofagite, toma medicação para isso, mas nada tem adiantado, ela também tem ATM, já ficou meses sem conseguir abrir a boca totalmente, além de ser super alérgica a alguns medicamentos e produtos.
    Nos últimos dias piorou muito não quer comer porque tem medo de piorar a dor na boca, mal consegue falar a noite que é o período que sempre fica pior.
    Por favor, gostaria muito de uma indicação para leva-la, moramos em São Paulo.
    Muito obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s