Dor de cabeça e hipertensão: existe relação?

Um dos mitos desta doença tão prejudicial e, muitas vezes silenciosa, é de que quando a pressão sobe ocorre cefaléia. Será? Veja o que diz a Dra. Núbia Lisboa, médica especialista pela Soc Bras de Nefrologia:

Cefaléia e hipertensão

A manifestação clinica da  Hipertensão Arterial pode  ser muito variável . Apresenta-se  de  maneira assintomática , não sendo incomum o achado clinico de rotina em consultórios médicos  , ou, pode manifestar-se  de uma forma grave, concomitante a comprometimento de órgão alvo, como coração , cérebro e rim em emergencias hospitalares  .
Dor de cabeça ou cefaléia , é uma queixa frequente da população , cuja causa é uma variedade de doenças ou situações  e para o hipertenso, esse sintoma é um¨ alerta¨  que muitas vezes  pode ser  tratada de maneira equivocada com drogas antihipertensivas  .  Vale esclarecer  que na dor , liberamos substancias capazes de acelerar a freqüência cardíaca e consequente aumento da pressão arterial, portanto , nível pressórico elevado na vigência da cefaléia , pode ser consequencia  e não causa  .
Existem trabalhos descritos na literatura medica ,  demonstrando   que,   hipertensos tem menos cefaléia que os normotenso , Indivíduos com maior pressão arterial , podem ser menos propenso não só a cefaléia como outro tipo de dor . Uma explicação para tal observação seria que o aumento da pressão arterial , provocaria um estimulo a receptores localizado no leito vascular chamado baroreceptores que ao serem acionados inibiriam a transmissão da dor através do arco reflexo .
Deve- se ressaltar que existem casos especificos de hipertensão secundarias , como , feocromocitoma em que pode haver maior correlação ente cefaléia e hipertensão . A monitorização ambulatórias da pressão arterial de 24h (MAPA ) é um exame indicado ,pelas diretrizes nacionais e internacionais de hipertensão , como um grande esclarecedor da relação entre cefaléia e picos de pressão arterial elevado . Se presente uma investigação para feocromocitoma ( tumor produtor de catecolaminas) se faz necessário .

Ref.
28-30_ACNRS011 – leading Norwegian neuroscience discoveries ..
Ej Piovesan- 1998
Lance JW. Arch Neurol- 1979
Arq. Neuro- psuiatr.vol56
Palavra chave- cefaléia feocromocitoma , catecolaminas
V DIRETRIZ Brasileira de MAPA-  2011

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s