Um dos mitos desta doença tão prejudicial e, muitas vezes silenciosa, é de que quando a pressão sobe ocorre cefaléia. Será? Veja o que diz a Dra. Núbia Lisboa, médica especialista pela Soc Bras de Nefrologia:
Cefaléia e hipertensão
A manifestação clinica da Hipertensão Arterial pode ser muito variável . Apresenta-se de maneira assintomática , não sendo incomum o achado clinico de rotina em consultórios médicos , ou, pode manifestar-se de uma forma grave, concomitante a comprometimento de órgão alvo, como coração , cérebro e rim em emergencias hospitalares .
Dor de cabeça ou cefaléia , é uma queixa frequente da população , cuja causa é uma variedade de doenças ou situações e para o hipertenso, esse sintoma é um¨ alerta¨ que muitas vezes pode ser tratada de maneira equivocada com drogas antihipertensivas . Vale esclarecer que na dor , liberamos substancias capazes de acelerar a freqüência cardíaca e consequente aumento da pressão arterial, portanto , nível pressórico elevado na vigência da cefaléia , pode ser consequencia e não causa .
Existem trabalhos descritos na literatura medica , demonstrando que, hipertensos tem menos cefaléia que os normotenso , Indivíduos com maior pressão arterial , podem ser menos propenso não só a cefaléia como outro tipo de dor . Uma explicação para tal observação seria que o aumento da pressão arterial , provocaria um estimulo a receptores localizado no leito vascular chamado baroreceptores que ao serem acionados inibiriam a transmissão da dor através do arco reflexo .
Deve- se ressaltar que existem casos especificos de hipertensão secundarias , como , feocromocitoma em que pode haver maior correlação ente cefaléia e hipertensão . A monitorização ambulatórias da pressão arterial de 24h (MAPA ) é um exame indicado ,pelas diretrizes nacionais e internacionais de hipertensão , como um grande esclarecedor da relação entre cefaléia e picos de pressão arterial elevado . Se presente uma investigação para feocromocitoma ( tumor produtor de catecolaminas) se faz necessário .
Ref.
28-30_ACNRS011 – leading Norwegian neuroscience discoveries ..
Ej Piovesan- 1998
Lance JW. Arch Neurol- 1979
Arq. Neuro- psuiatr.vol56
Palavra chave- cefaléia feocromocitoma , catecolaminas
V DIRETRIZ Brasileira de MAPA- 2011
Muito interessante,esclarecedor Parabéns Dra Núbia
Ótimo texto, claro e esclarecedor. Parabéns.
Obrigado Kika!