Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade odontológica, reconhecida pelo CFO(www.cfo.org.br). Tem a seguinte área de competência:
a)prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das maloclusões,através de métodos ortopédicos funcionais;
b) tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:
1. crescimento e desenvolvimento;
2. erupção dentária;
3. postura e movimento mandibular;
4. posição e movimento da língua; e,
5. distúrbios crâniomandibulares.
c) interrelacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.
Qual a diferença da Ortodontia? Enquanto nos Estados Unidos, Prof E Angle desenvolveu a Ortodontia utilizando forças mecânicas, na Europa, vários mestres(Bimler, Klamnt, Balters, Planas,etc) desenvolveram aparelhos e técnicas mais focadas na correção ortopédica, tendo o bom posicionamento dentário como consequência. A idéia é, através de estímulos específicos, oferecer ao sistema estomatognático condições de equilíbrio morfofuncional, pelo emprego de aparelhos removíveis desenhados para este fim, além de outros recursos como a eliminação de hábitos deletérios, orientação mastigatória, etc. O tempo de tratamento varia com a idade e o diagnóstico do desequilíbrio dentofacial apresentado, mas os resultados, quando bem conduzidos e na dependência do comprometimento do paciente, são brilhantes e estáveis.
Amigo Paulo parabéns pela sua pagina ,na nossa última reunião da câmara de ortopedia falei sobre sua carta publicada na revista da APCD sobre seu empenho pela divulgação da especialidade abraços Fábio Toledo Jr
Obrigado, Fábio!! gde abço!