Mais sobre nutrição e dor: dieta antinflamatória da Dra. Lívia Hasegawa, nutricionista.

O texto abaixo é de autoria da nutricionista esportiva Lívia Hasegawa, formada pela USP, especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e em Nutrição Clínica pela UNICSUL/VP, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, nutricionista do Pão de Açúcar Clube : 

“A dor é uma mensagem enviada para o organismo pelo nosso sistema nervoso, sinalizando que alguma doença, ferimento ou atividade extrema está causando algum problema em alguma área. As dores também podem transformar-se em crônicas (dores de cabeça, artroses, dores nas costas) e um dos tratamentos é justamente o controle desta dor.

De uma maneira geral, as dores crônicas podem estar associadas a processos inflamatórios; por isso, uma dieta com um perfil anti-inflamatório pode auxiliar no controle destes sintomas. Além disso, alguns nutrientes, quando em deficiência, também podem piorar o quadro.

Confira abaixo alguns exemplos de nutrientes e alimentos que podem ser aliados nestes casos:

– ômega 3: encontrados em peixes como salmão e sardinha, além da linhaça e chia, são consideradas gorduras com perfil anti-inflamatório.

– magnésio: a deficiência de magnésio está relacionada com dores tensionais. O magnésio está presente em todos os vegetais verde escuros, como couve, brócolis, agrião, etc.

– Gengibre: além de auxiliar nos processos digestivos, pode ser incluído na dieta como um potente anti-inflamatório.

– triptofano: é um aminoácido que é o “carro chefe” para a produção de serotonina. Quando há uma baixa produção de serotonina, o sono pode ficar prejudicado, ocorrendo uma piora nos quadros de dores. A deficiência de serotonina também está relacionada à fibromialgia.

Procure um nutricionista para uma avaliação da sua dieta e possíveis deficiências nutricionais. Você pode descobrir um grande aliado no seu tratamento.”

Image

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s