Stress e saúde bucal

Stress e saúde bucal: qual a relação?

Matéria minha, veiculada pelo portal MSN.

Em uma situação de estresse permanente, hormônios como o cortisol e a hidrocortisona circulam em maior quantidade e de forma contínua, desregulando o sistema imunológico, como explica João Paulo Tanganeli (CROSP 27786), presidente da Câmara Técnica de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Com as defesas do organismo prejudicadas, e os comportamentos de risco que o estresse pode provocar, como o aumento de consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, a boca se torna o cenário perfeito para disfunções como bruxismo, xerostomia, herpes, periodontite e aftas.

A falta de higiene e a consequente ação das bactérias que aderem aos dentes quando a escovação não é feita da maneira correta, somada à liberação de hormônios, que também altera a microcirculação sanguínea, favorece o desenvolvimento da periodontite, uma inflamação na parte interna da gengiva. Já o bruxismo, que geralmente causa dores musculares e de cabeça, é muito comum em pessoas estressadas também durante o dia. Essa disfunção é conhecida como bruxismo em vigília.

A queda na imunidade impacta na renovação celular da mucosa bucal e é uma das causas do surgimento de herpes e aftas. As alterações químicas decorrentes do estresse também causam a diminuição do neurotransmissor acetilcolina, o que reduz a produção de saliva. Responsável por iniciar o processo de digestão, remineralizar os dentes, facilitar a mastigação e proteger a boca de bactérias, a saliva em falta causa xerostomia, ou seja, boca seca, o que pode trazer diversas complicações.

Para evitar esses e outros distúrbios que o estresse pode causar, os profissionais indicam um tratamento multidisciplinar, e também a realização de atividades que tragam satisfação ao paciente, como esportes. “O indivíduo precisa ser visto de maneira integral”, finaliza Tanganeli.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s