A dor no hipocôndrio-algo está sim errado!

Saiba mais

É muito comum o quadro o paciente chega com uma pilha enorme de exames e vc já é o 14º profissional que ele procura.

Conhece todos os termos médicos, os nomes comerciais e dos princípios ativos de todas as drogas.

Os mais modernos não saem do Dr Google. E o que é pior: não estão mentindo ou fingindo suas queixas- eles as sentem de verdade!!

Infelizmente, a maioria dos profissionais de saúde limita-se a dizer- não há nada errado com vc- e ficam felizes quando o pac. procura outro.( até porque muitos profissionais de saúde já experimentaram algo parecido neles mesmos…)

Mas as coisas estão mudando. O Prof. Arthur Barsky, psiquiatra na Harvard Medical School e o neuropsiquiatra Brian Fellon, da Columbia University, afirma- “há algo de errado sim, mas com seus pensamentos e não seu corpo.

E transtornos do pensamento não são imaginários, mas são tratáveis.” Em alguns determinados tipos, parece haver similaridade com transtorno compulsivo e obsessivo, casos que respondem bem à medicação.

Outros parecem ter dificuldade para lidar com o incerto e com a culpa.  O tratamento cognitivo comportamental é uma excelente ferramenta para todos os casos.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.