Bruxismo infantil

preocupa?

Cada vez mais, recebemos em nossa clínica pais preocupados com o ranger de dentes que seus filhos pequenos apresentam.” Dá pra ouvir lá do outro quarto!!!”

Entretanto, a maioria dos pesquisadores considera que o bruxismo infantil pode ser, até certo ponto, fisiológico, relacionado à imaturidade do sistema neuromuscular.Mas isso não significa que não mereça atenção.

Quantos às causas, muitas são as hipóteses e as correlações: sabemos que é muito mais comum em crianças com problemas respiratórios, crianças ansiosas e hiperativas. Pode estar associado a dores de cabeça.

Pais que apresentam bruxismo tem maior chance de ter filhos com o mesmo problema, mas, ter bruxismo na infância não implica em ter na vida adulta. Quanto ao tratamento: proteger os dentes por meio de aparelhos intraorais que não incomodem a criança;verificar se não há medicamentos que estejam provocando a condição; possibilidade de acompanhamento psicológico se necessário; remoção cirúrgica de obstruções causadas por amígdalas e adenóide;enfim, o acompanhamento profissional especializado é sempre recomendado.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.