Chupetas :
que prejuízos causam ao desenvolvimento e até quando permitir?
Tampão para choro? Pois é… muitos pais agem desta forma e os danos serão inevitáveis. Na verdade, nascemos com o reflexo da sucção, fundamental para nos alimentarmos nos primeiros meses.
Mas, a partir do momento em que possuímos dentes e habilidade neurológica para mastigarmos, deixa de ser um reflexo instintivo, pois a criança pode controlar este hábito. Isto acontece por volta dos 9 meses de idade. A partir dai, chamamos de sucção sem finalidade de alimentação e, dependendo da intensidade e frequência deste vício, pode levar a alterações estruturais dos ossos e do posicionamento dos dentes.
Ossos, dentes, músculos, ATM e língua formam um sistema muito equilibrado que será alterado pelo hábito continuo da utilização de chupetas.
Pior ainda quando há também respiração bucal. Mas as chupetas não são sempre vilãs; em crianças que já obtiveram satisfação alimentar( especialmente com os furos aumentados das mamadeiras) e ainda não estão satisfeitas psicologicamente, as chupetas suprem estas necessidades emocionais. Por isso, recomendamos que a retirada da chupeta não seja feita de forma abrupta, pois por carência emocional, a criança pode substituir pelo dedo ou pela própria língua, ficando mais difícil de eliminar.
Publicado por:
Dr. João Tanganeli
PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.