Crianças podem ter disfunção da ATM?
Saiba mais
DISFUNÇÃO DE ATM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Sim, muito mais comum do que se imagina, crianças e adolescentes também podem apresentar DTM. É importante que o pediatra e o odontopediatra estejam atentos e familiarizados com estas queixas, especialmente quando em idades muito precoces, pois estes pacientinhos terão dificuldades em expressar seus sintomas.Os principais fatores de risco associados são:
– trauma- quedas são muito comuns na infância e podem injuriar as ATM
– parafunções- mascar chicletes, hábitos posturais como apoiar-se no queixo, dormir com a mão embaixo do travesseiro, roer unhas etc.
– oclusão- a forma como os dentes se encaixam e a ocorrência de DTM tem sido muito discutida e, nos dias atuais, a oclusão perdeu o status de grande vilã que teve no passado. Entretanto, segundo publicação atual da Academia Americana de Odontopediatria, a correção de más oclusões deve ser realizada o mais cedo possível, para proporcionar um desenvolvimento harmônico da face.
– predisposição genética- estudos recentes mostram que há um padrão genético: certas pessoas nascem com propensão a desenvolver dores crônicas.
– stress- nos tempos atuais, nossos filhos são muito cobrados e podem ainda cedo desenvolver quadros de ansiedade e depressão
Assim, o exame da criança e do adolescente, além dos dentes, deveria incluir sempre uma avaliação de suas ATM e músculos da mastigação. Saber ouvir é fundamental!!
Publicado por:
Dr. João Tanganeli
PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.