Dentista trata ronco/apnéia?

Veja abaixo

Passamos (ou deveríamos passar) um terço de nossas vidas dormindo, mas não é a toa. Dormir bem é essencial para nossa saúde física e mental .

Entretanto, um número cada vez maior de pessoas tem sua qualidade de sono comprometida pelo ronco e apnéia do sono. Apnéia significa “parada da respiração”. Isso mesmo: quem tem apnéia do sono apresenta paradas breves e repetidas da respiração. As consequências podem ser desastrosas e vão de alterações emocionais até problemas cardíacos perigosos. Os sinais que indicam que está ocorrendo apnéia são: sonolência diurna, despertares frequentes, ronco alto e interrompido, dificuldade de concentração, pesadelos, etc.

O tratamento depende da causa e da gravidade. O diagnóstico definitivo é feito pelo médico do sono. Os casos mais severos podem ser tratados com cirurgias. Já os casos leves a moderados, podem ser beneficiados pelo uso de aparelhos intra orais, confeccionados por dentistas especializados, além de medidas como perder peso, evitar cafeína

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.