Disfunção da ATM e cefaléias: qual a correlação?
Saiba mais
Disfunções da ATM são muito comuns e causam vários sintomas, tais como dor na região do ouvido, ruídos, dificuldade para abrir a boca, travamentos, zumbidos, cansaço na face, vertigens, sensação de ouvido tapado etc.
Também é bastante comum a queixa de dor de cabeça freqüente dentre os pacientes com DTM.
Mas afinal, qual a correlação da cefaléia e da DTM? E a enxaqueca?
O que sabemos é que dentre os indivíduos que apresentam cefaléias primárias(quando a própria dor de cabeça é a doença), por ex. enxaqueca e cefaléia tipo tensão, é bastante comum também a ocorrência de DTM.
Assim, podemos dizer que a dor de cabeça está associada à DTM, principalmente as de origem muscular.
Por isso, os pacientes com cefaléia costumam melhorar muito quando tratam a DTM associada. Quanto à enxaqueca, tratar a DTM não cura, mas ajuda muito a diminuir a intensidade e a freqüência das crises.
Além disso, a dor de cabeça pode ser secundária à DTM, quando por ex.ocorre dor na região das têmporas, pela dor nos músculos ali presentes chamados músculos temporais.
Por isso, pacientes com dor de cabeça crônica, além é claro, de procurarem um neurologista especialista em cefaléias, devem ter seu sistema mastigatório bem examinado por um dentista especialista em DTM/ Dor Orofacial.
Publicado por:
Dr. João Tanganeli
PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.