Dor crônica

Saiba mais

Dor crônica é qualquer dor que demore mais do que o esperado para sua remissão. Podemos ainda considerar como crônicas as dores que persistem por mais de 6 meses.

Entretanto, é importante salientar-se que existem muitos fatores associados que podem levar a um quadro de dor crônica.

Predisposição genética, fatores psicológicos como depressão e ansiedade, comportamento, experiências prévias, etc. estão envolvidos na cronificação da dor.

Na verdade, as dores são sentidas ou interpretadas no sistema nervoso central; os estímulos entram, passam por mecanismos de modulação da dor e chegam ao cérebro, onde podemos dizer que são processadas.

Assim, para a melhora da dor crônica é preciso um “retreinamento cerebral”- aprender a não ficar focado na dor, atividades físicas prazerosas, técnicas de relaxamento, enfim, tomar as rédeas da própria vida e seu comportamento é que vão efetivamente ajudar. Medidas locais, físicas  e medicação são importantes, mas, para a dor crônica, é preciso mais que isso: é fundamental uma nova atitude em relação aos fatores que levaram à cronificação da dor!!

O primeiro passo é o diagnóstico, feito por um profissional especialista em dor. Em seguida, assuma que você e suas atitudes fazem parte do tratamento.

Cuide de você, seu corpo e sua mente e tenha sua vida de volta em toda sua plenitude!

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.