Dores neuropáticas orofaciais

Quais os tratamentos?

Sabe aquela da dor de dente que não passa, apesar de já tratado o canal ou, algumas vezes, já ter sido até extraído o dente causador?

Pois bem : pode se tratar de dor neuropática. Antigamente considerada uma dor psicológica( afinal a causa já havia teoricamente sido removida!), sabemos hj os mecanismos do sistema nervoso periférico e central que realmente estão por trás destas dores.

A ciência nos mostra que uma lesão em um nervo periférico pode desencadear alterações permanentes na área deste nervo, na entrada deste no SNC e nas áreas de interpretação desta dor no córtex cerebral.Estas dores apresentam-se de forma muito variada e são desencadeadas por pequenos estímulos, tornado difícil seu diagnóstico, causando frustração no paciente e no C Dentista.

As dores neuropáticas mais comuns são a neuralgia trigeminal e a odontalgia atípica. O especialista em DTM Dor Orofacial é o profissional mais treinado para diagnosticar e controlar este tipo de dor.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.