Ortopedia Funcional dos Maxilares:

que especialidade é esta?

Ortopedia Funcional dos Maxilares é uma especialidade odontológica, reconhecida pelo CFO(www.cfo.org.br). Tem a seguinte área de competência:

a)prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das maloclusões,através de métodos ortopédicos funcionais;

b) tratamento e planejamento mediante o manejo das forças naturais, em relação a:

1. crescimento e desenvolvimento;
2. erupção dentária;
3. postura e movimento mandibular;
4. posição e movimento da língua; e,
5. distúrbios crâniomandibulares.

c) interrelacionamento com outras especialidades afins, necessárias ao tratamento integral dos defeitos morfofuncionais da face.

Qual a diferença da Ortodontia?

Enquanto nos Estados Unidos, Prof E Angle desenvolveu a Ortodontia utilizando forças mecânicas, na Europa, vários mestres(Bimler, Klamnt, Balters, Planas,etc) desenvolveram aparelhos e técnicas mais focadas na correção ortopédica, tendo o bom posicionamento dentário como consequência.

A idéia é, através de estímulos específicos, oferecer ao sistema estomatognático condições de equilíbrio morfofuncional, pelo emprego de aparelhos removíveis desenhados para este fim, além de outros recursos como a eliminação de hábitos deletérios, orientação mastigatória, etc.

O tempo de tratamento varia com a idade e o diagnóstico do desequilíbrio dentofacial apresentado, mas os resultados, quando bem conduzidos e na dependência do comprometimento do paciente, são brilhantes e estáveis.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.