Síndrome de apneia obstrutiva do sono

o que é?

A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono ( SAOS ) é caracterizada pela obstrução repetida da passagem do ar pelas vias aéreas superiores, causando despertares durante o sono, associados ao aumento do esforço para respirar. Pode ocorrer hipopneia (diminuição) ou apneia( interrupção ) da respiração, ocorrendo geralmente uma dessaturação da oxihemoglobina.

Os eventos devem durar mais que 10 segundos, podem ocorrer em qualquer estágio do sono e podem ser leves, moderados e severos.

Os fatores predisponentes são: mais frequentes em homens, obesidade, alterações dos tecidos moles da faringe, doenças endócrinas e anomalias maxilo/mandibulares.

Os sintomas mais comuns são ronco, cansaço ao acordar, sonolência diurna, falta de concentração. Podem levar a quadros importantes de hipertensão arterial e pulmonar, arritmias, angina, etc. Se você suspeita que é portador de SAOS, procure ajuda especializada.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.