Síndrome de ardência bucal

Quais os tratamentos?

A SAB ( síndrome de ardência bucal), segundo a Classificação Internacional de Cefaléias, é caracterizada como ardência na mucosa bucal e/ou língua, sem causa dental ou médica específica, associada ou não a alterações gustativas e diminuição do fluxo salivar.

Mais comum em mulheres com mais de 50 anos, especialmente na fase pós menopausa, causa sofrimento intenso. É muito comum a ocorrência de alterações psicológicas como depressão e ansiedade. Entretanto, não se sabe exatamente o que causa a SAB; acredita-se que seja uma condição multifatorial, com envolvimento de fatores sistêmicos, locais e psicológicos. As últimas pesquisas estão direcionadas às alterações neurológicas.

O diagnóstico é feito após exame clínico criterioso, em que são eliminadas outras possíveis causas como próteses mal adaptadas, dentes quebrados lesionando a mucosa, uso de medicamentos e hábitos alimentares.

Quanto ao tratamento, até o momento é direcionado ao alívio dos sintomas.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.