Dentes do siso:

quando extraí-los

Você já ouviu falar que o homem pré histórico tinha 44 dentes e que, com a “evolução” da espécie, este número foi diminuindo até os atuais 32?.

Teorias de Darwin e Lamarck à parte, quando devemos manter ou extrair os terceiros molares, também conhecidos como dentes do juízo ou da sabedoria? Depende: se seus sisos nasceram em posição, por inteiro  estão ocluindo bem com seus antagonistas ( superiores e inferiores), sem problemas. Basta os cuidados de higiene redobrados pela localização deles. Mas, há muitas outras situações que nos farão optar por extraí-los: falta de espaço, fazendo com que fiquem inclusos, erupção parcial ( ficam meio pra dentro do osso), cáries muito extensas, falta do dente antagonista ( fazendo com que o dente busque contato e vá saindo para fora cada vez mais) e vários outros problemas que devem ser avaliados pelo Cirurgião Dentista.

E o que de ruim pode acontecer se deixá-los como estão? Muita coisa: desde inflamações recorrentes dos tecidos que envolvem o dente até a formação de cistos . Pode também prejudicar os dentes vizinhos, causar problemas periodontais e muito mais. Assim, vença o medo ( hoje em dia dispomos de recursos que fizeram com que aquele intenso sofrimento com estas extrações seja minimizado) e consulte um Cirurgião Dentista antes que se torne uma emergência.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.