Medicina regenerativa:

Conheça as possibilidades das células tronco

Firmamos parceria com o Centro de Criogenia Brasil( http://ccb.med.br) , para oferecer a nossos pacientes a possibilidade de armazenamento de células tronco, retiradas dos dentes de leite.

Exatamente, como funciona o processo? As famílias interessadas fazem um contrato com o CCB, que irá manipular e armazenar células tronco a partir da polpa dos dentes de leite( tb é possível com dentes do siso, cordão umbilical, etc) Células tronco são células que se auto renovam e podem se diferenciar em vários tipos de células, que formam os tecidos de nosso corpo. Por isso, podem regenerar órgãos e tecidos lesados.

Ao processo chamamos de terapia celular. Diariamente, nosso corpo descarta e renova cerca de 50 milhões de células. Esta renovação é de responsabilidade das células tronco, cuja quantidade vai diminuindo ao longo da vida.

Acredita-se que este seja o futuro( não tão longe assim) da medicina: não só prevenir e tratar doenças, mas regenerar nosso organismo. Neste momento, mais de 300 patologias estão sendo estudadas como possíveis tratamentos por terapia celular. Diabetes, cirrose, infarto, insuficiência cardíaca,Parkinson, Alzheimer, etc. estão em estudos avançados. Já há resultados comprovados para leucemia, linfomas, anemias malignas, etc.

Os dentes de leite devem ser removidos pelo Cirurgião Dentista treinado para tal finalidade( há uma certa preparação antes de removê-los), acondicionados em kits especiais e enviados ao CCB.

As células tronco obtidas de dentes de leite podem ser utilizadas por praticamente toda a família, por serem totalmente imunocompatíveis. Sem dúvida, uma excelente medida que se pode tomar pensando na saúde futura de nossos filhos. Para mais informações, agende uma  consulta conosco.

Publicado por:

Dr. João Tanganeli

PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.