Dor de dente…tem certeza?
Saiba mais
Dores de dente de origem não dentária
Alguns pacientes sentem dores que aparentemente são de origem dentária, mas que na realidade sua causa está em outras estruturas. Infelizmente, muitas vezes são submetidos a tratamentos dentários não necessários como tratamentos de canal e até extrações, pois a correta identificação destas dores é muito complicada.
Os sintomas podem variar de um simples incômodo até dores realmente debilitantes, podendo durar dias, semanas e até anos!!
As dores de dente são normalmente causadas por cáries, fraturas,inflamação da polpa ( nervo) e por doenças das estruturas de suporte (gengivites,periodontites, etc).
Assim, as dores persistentes devem ser investigadas por um CDentista especialista em dor, para que as possíveis causas sejam esclarecidas.
As causas comuns de confusão são as dores referidas ( por ex.- dores nos músculos da mastigação que podem se apresentar como dor de dente), as neuralgias (por ex. a neuralgia trigeminal), as dores neuropáticas, cefaléias primárias(enxaqueca, salvas,etc) , dores de origem cardíaca (angina pectoris e infarto), sinusites, problemas relacionados a glândulas salivares e alguns tumores.
Estes pacientes muitas vezes já passaram por muitos profissionais e tratamentos sem sucesso.
A história clínica, o exame físico e, quando necessários, os exames complementares nos indicarão o caminho certo.
Publicado por:
Dr. João Tanganeli
PhD; Doutor em Odontologia/LASER; Mestre em Morfologia; Coordenador de Pós Graduação em DTM Dor Orofacial; especialista em DTM Dor Orofacial e Ortopedia Funcional dos Maxilares; Odontologia do Sono.